26 de fevereiro de 2010

Sir Isaac Newton

"Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes"
Sir Isaac Newton nasceu a 4 de Janeiro de 1643 em Woolsthorpe. Cientista inglês, foi mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (publicada em 1687), é considerada uma das mais influentes na História da ciência, onde são descritas as três famosas Leis de Newton.
Foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objectos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. Descobriu o Teorema Binomial, a Lei da Gravitação Universal e a natureza das cores. Construiu o primeiro telescópio de reflexão em 1668, e foi o primeiro a observar o espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) que se pode obter pela decomposição da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente, fenómeno conhecido como a Dispersão Luminosa. Optou, então, pela teoria corpuscular de propagação da luz, enunciando-a em (1675) e contrariando a teoria ondulatória de Huygens.
As suas descobertas foram fulcrais para a revolução científica e para o suporte do heliocentrismo. Na noite de 31 de março de 1727 faleceu em Londres. A causa mais provável de sua morte foram, provavelmente, complicações relacionadas ao cálculo renal que o afligiu em seus últimos anos de vida.

Para mais informação acerca deste cientista, visitar o seguinte site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton
Ou para mais citações:
http://www.citador.pt/citacoes.php?cit=1&op=7&author=837&firstrec=0

25 de fevereiro de 2010

Michael Faraday

"Nada é tão maravilhoso que não possa existir, se admitido pelas leis da Natureza."

É considerado um dos cientistas mais influentes de sempre. Nasceu no final do século XVIII e toda a sua vida foi dedicada à física e à química. Este investigador britânico contribuiu significativamente para o avanço da ciência moderna, cuja principal dedicação incidiu-se em fenómenos ligados a electricidade e ao magnetismo, não esquecendo alguns trabalhos muito importantes em química.
Na área da física, foi um dos pioneiros no que diz respeito aos estudos das conexões entre a electricidade e o magnetismo. A conhecida indução electromagnética foi descoberta por Faraday. Este fenómeno origina a produção de uma força electromotriz num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável ou num meio móvel exposto a um campo magnético estático. A lei da indução de Faraday afirma que a corrente eléctrica induzida num circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo. Este é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores e a maioria das máquinas eléctricas. Para além do seu importante trabalho na física, também contribuiu positivamente na área da química, descobrindo o benzeno, os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), e possibilitou ainda métodos de refrigeração que recorrem a gases liquefeitos.
Michael Faraday faleceu em 1867, aos 75 anos. Famoso pela sua simplicidade de ver a vida, ainda hoje é considerado o melhor experimentalista de todos os tempos e por isso é reconhecido em todo o mundo como um dos mais ilustres cientistas de sempre.

Para mais informações, http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday



Nikola Tesla

"Os cientistas de hoje substituíram a matemática por experiências, e eles afastam-se, equação após equação, e eventualmente constroem uma estrutura que não tem nehuma relação com a realidade."
Durante o período de 1856-1943, viveu um grande inventor das áreas da Engenharia Mecânica e Electrotécnica chamado Nikola Tesla.
Em 1894, Tesla faz a primeira demonstração de transmissão sem fios (rádio), acontecimento que torna Tesla num dos maiores engenheiros electrotécnicos que trabalhavam nos EUA.
Além de trabalhar nas áreas da Electrotécnica e Engenharia Mecânica, Nikola também elaborou trabalhos para o estabelecimento da robótica, controlo remoto, radar e ciência computacional, e para o desenvolvimento da balística, física nuclear e física teórica. Em 1880, Tesla muda-se para Budapeste e começa a trabalhar em Nebojsa Petrovic. Trabalharam em conjunto num projecto que utilizava turbinas gémeas para criar energia continuamente. Nikola Tesla desenvolveu também um aparelho que, de acordo com alguns, era um repetidor ou amplificador de telefone, mas que segundo outros poderia ter sido o primeio altifalante.
A partir de 1891, Nikola elabora novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Tesla também inventou a corrente polifásica, comutadores eléctricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores, comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.

Se quiseres saber mais sobre Nikola Tesla clica aqui.

Niels Henrick David Bohr


"O sentido da vida consiste em que não tem nenhum sentido dizer que a vida não tem sentido."

Niels Henrick David Bohr (1885-1962) realizou trabalhos imprescindiveis na compreensão da estrutura atómica e da física quântica.
Em 1913, Bohr conseguiu interpretar algumas das propriedades das séries espectrais do hidrogénio e a estrutura da tabela periódica ao aplicar a teoria da quantificação aos electrões do modelo atómico existente na época. Desenvolveu o Princípio da Correspondência e, mais tarde, em 1928, o Princípio da Complementaridade. Segundo este princípio, a mecânica clássica representa o limite da mecânica quântica quando esta trata de fenómenos do mundo macroscópico. Estudou também o modelo nuclear da gota líquida, e antes da descoberta do plutónio, previu a propriedade da cisão, análoga à do U-235.
A teoria que explica o modelo atómico de Rutherford, criado por Bohr, não foi aceite devido à teoria quântica. No entanto, na década de 1920, vários físicos, como Einstein, De Pauli, Broglie, ajudaram a desenvolver o modelo actual.
Em 1913, Niels, ao estudar o átomo de hidrogénio, conseguiu criar um novo modelo atómico: o electrão não emite radiações enquanto permanesse na mesma órbita, emitindo apenas quando se desloca de um nível de maior energia para outro de menor energia.
A transição de uma órbita para outra seria feita por saltos, pois, ao absorver energia, o electrão saltaria para uma órbita mais externa e, ao emiti-la, passaria para outra mais interna. Cada uma dessa emissões aparece no espectro como uma linha luminosa bem localizada.Esta teoria representou um passo decisivo no conhecimento do átomo, valendo por isso a Bohr o Prémio Nobel da Física em 1922.
Bohr ainda realizou trabalhos de interpretação da estrutura dos átomos complexos, a natureza das radiações X e as variações progressivas das propriedaes químicas dos elementos. Também estudou o núcleo atómico: o modelo de núcleo em forma de "gota de água" revelou-se muito favorável para a interpretação do fenómeno de fissão do urânio, que abriu caminho para a utilização da energia nuclear. Bohr descobriu que durante a fissão de um átomo de urânio desprendia-se uma enorme quantidade de energia e reparou então que se tratava de uma nova fonte energética de elevadíssimas potencialidades.
Em 1934, Niels Bohr publicou "Atomic Theory and the Description of Nature", um livro sobre a teoria da fissão, que permitiu a descoberta do plutónio, pouco tempo depois. Os seus trabalhos permitiram a construção da primeira bomba atómica.
Em 1957, Bohr recebeu o Prémio Átomos para a Paz. Ao mesmo tempo, o Instituto de Física Teórica, por ele dirigido desde 1920, afirmou-se como sendo um dos principais centros intelectuais da Europa.
Niels Henrick David Bohr morreu em 1962, vítima de trombose.
Para mais informações visita o seguinte site

James Prescott Joule

"É evidente que uma familiaridade com as leis naturais significa nada menos do que uma familiaridade com a mente de Deus nele expressas."

James Prescott Joule, nascido em 1818, Salford, e falecido em 1889, foi um cientista britânico que se dedicou à Física.
O facto de ter estudado a natureza do calor levou-o a descobrir a Primeira Lei da Termodinâmica, ou seja, a teoria da conservação da energia. Também desenvolveu a escala absoluta de temperatura juntamente com Lorde Kelvin; para além disso, Joule também criou a Lei de Joule, que consiste nas relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência eléctrica e o calor dissipado.
De modo a substituir o motor a vapor por um motor eléctrico, James e o irmão, utilizando a electricidade, faziam experiências dando choques eléctricos neles mesmos e nos empregados da família. O trabalho de Joule não era aceite, pois toda a gente da época acreditava que o calor era um fluido, o "calórico", e esse fluido não podia ser destruído nem criado. No entanto, Joule propunha a teoria cinética do calor, isto é, o calor é apenas uma das formas de energia, e somente a soma de todas as formas é que permanecia conservada. As ideias de James precisavam que se acreditasse que as colisões entre as moléculas seriam perfeitamente elásticas.
Joule pensava que a energia do Universo podia ser usada indefinidamente através da reciclagem dessa mesma energia; no entanto, essa ideia acabou por cair com a descoberta da Segunda Lei da Termodinâmica, que afirma que a energia percorre um único sentido, e a entropia.

Para mais informações visita o
site

24 de fevereiro de 2010

Marie Curie

"Eu nunca vejo o que já foi feito. Eu só vejo o que ainda falta ser feito."

Em 1867 nasceu Marie Curie, uma das cientistas mais emblemáticas e influentes de sempre. Nasceu em Varsóvia mas posteriormente mudou-se para França onde desenvolveu o seu trabalho.
Marie Curie iniciou seus estudos sobre radioactividade em 1898, baseando-se em trabalhos realizados por Henry Becquerel, que até então não tinham sido alvo de grande atenção. Com a ajuda do seu marido Pierre Currie, também ele cientista, descobriu dois novos elementos químicos: o polónio e o rádio. Este feito permitiu abrir novos caminhos na pesquisa científica e médica levando o casal a ganhar, a par de Becquerel, o Nobel da Física, em 1903.
Posteriormente, Marie Cure continuou a desenvolver pesquisas na área da radioactividade, termo este criado pela própria. Desta vez empenhou-se essencialmente nas suas aplicações medicinais e em investigações centralizadas no rádio, tendo sido reconhecida novamente ao receber o Nobel da Química.
Aos 67 anos acaba por falecer vítima de leucemia, contraída pela longa exposição aos elementos radioactivos.

Para mais informações, http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Curie/Curieradia.htm

23 de fevereiro de 2010

Robert Boyle

Em 1627 nasceu Robert Boyle, um filosofo que também desenvolveu trabalhos na área da Físicas e Química e que morreu em 1691.
Em 1644, Boyle começou uma carreira de escritor nas áreas da Moral, Filosofia e da Religião. No entanto, mais tarde, em 1649-50, o filosofo mudou de vocação, construindo um laboratório em sua casa. Boyle é intelectualmente influenciado por autores do século XVI e início do século XVII, como por exemplo, Francis Bacon. Para além disso, também se dedicou à Química; o seu tratado "Of the Atomical Philosophy" explica as suas ideias atomísticas. Ele ainda profere criticas ao "Químico Vulgar", que não recorria à filosofia para estudar a natureza. O interesse de Boyle pela experimentação aumenta, e a sua visão filosófica actualiza-se na ocasião da mudança para Oxford em 1655-56 para se juntar a um grupo de filósofos; este grupo influenciou muito Robert Boyle.
Para além das suas obras, Boyle também fez grandes descobertas científicas:

- a lei dos gases que tem seu nome;
- um indicador colorido para os ácidos (xarope de violeta);
- o enxofre;
- um melhoramento da máquina "Bomba de Ar";
- um melhoramento do termómetro de Galileu;
- o abaixamento do ponto de ebulição dos líquidos no vácuo;
- uma explicação do paradoxo hidrostático;
- uma refutação das teorias de Aristóteles sobre os quatro elementos;
- a acetona;
-o isolamento do hidrogénio;
-a prova de que o ar é uma mistura;
-o primeiro aparecimento da noção de elemento químico;
- a fosfina;
- o sulfato de mercúrio;
- o álcool metílico;
- a descoberta da sublimação.

Se quiseres saber mais visita:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Boyle

Da Vinci


"Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece."

Leonardo di ser Piero da Vinci, uma das figuras mais importantes do Renascimento, nasceu em Anchiano, perto de Vinci, Itália, a 15 de Abril de 1452.
Apesar de se ter destacado principalmente através das artes, apresentou igualmente importantíssimos estudos no âmbito da Ciência, da Matemática, da Física, da Arquitectura, da Cartografia, da Astronomia, da Geologia e da Anatomia. Devido à sua multiplicidade de talentos, ao seu engenho, à sua curiosidade natural e à sua criatividade, Da Vinci tornou-se o maior e o mais inventivo génio de sempre.
Concebeu ideias muito à frente do seu tempo como um protótipo de helicóptero bem como um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo das embarcações e uma teoria rudimentar das placas tectónicas. Desenvolveu a Balística, projectou a Bobina Automática, esboçou um aparelho que testava a resistência à tracção de um fio, planeou a drenagem de pântanos.
Leonardo fez inúmeros estudos e gravuras sobre a anatomia humana: esqueleto, músculos, nervos, coração, sistema vascular. órgãos sexuais e outros órgãos internos, dissecando diversos cadáveres. Fez uma das primeiras ilustrações científicas de um feto no útero e desenhou diversas figuras que teriam deformidades faciais ou sinais de doença.
Morreu em Cloux em 1513. foi sepultado na igreja de S. Florentino, em Abroise, que foi entretanto destruída na revolução francesa.
Mais informação no seguinte site:

Albert Einstein

" Um homem feliz está demasiado satisfeito com o presente para pensar muito no futuro."
- De uma redacção escrita aos 17 anos, num exame.


Albert Einstein nasceu em 1879, na Alemanha, e morreu em 1955, nos Estados Unidos. Ele é um dos cientistas mais famosos da História devido à sua teoria da relatividade, e a cultura popular transformou o seu apelido num sinónimo de "génio".

Em 1905 é considerado o "annus mirabilis" de Einstein, pois foi o ano em que escreveu quatro artigos fundamentais para a Física moderna. No primeiro, propõe a existência dos "quanta de luz" (fotões) e usa-os para explicar fenómenos como o efeito fotoeléctrico; este trabalho levou-o a receber o Prémio Nobel em 1921. O segundo artigo fala sobre o movimento browniano; este ocorre quando as moléculas de um fluido colidem com partículas nele suspensas e as levam a moverem-se ao acaso, o que prova a existência dos átomos. O terceiro artigo apresenta a teoria da relatividade restrita e o quarto é uma extensão que contém a dedução da relação entre massa e energia: a famosa equação E=mc^2, que serviu de base para a criação da bomba nuclear e pode ser usada para explicar como uma explosão maciça de energia (o Big Bang) pode gerar matéria.

Para saber mais sobre a vida e obra de Einstein, visite o seguinte site.

19 de fevereiro de 2010

Gregor Johann Mendel


Gregor Mendel nasceu em 1822, na Áustria.É conhecido como o "pai da genética", devido aos seus estudos pioneiros sobre a hereditariedade.

Era um estudante excepcional, sendo por isso encorajado pela sua família a seguir estudos superiores; como esta não podia suportar o custo dos estudos, tornou-se monge da Ordem de Santo Agostinho em 1843, aos 21 anos, ficando a cargo da supervisão dos jardins de um mosteiro em Brno (na actual República Checa).

Foi a partir de 1843 que começou a estudar o cruzamento de várias espécies de plantas,principalmente as ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia. Após uma extensa análise matemática, concluiu que a transmissão de características como a cor das flores era regida por um par de unidades de transmissão hereditária, a que deu o nome de factores, e formulou as leis da hereditariedade. Apresentou essas leis em 1865, durante dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno.

Apesar do génio das suas descobertas, Mendel não obteve grande reconhecimento, e após ser eleito abade do mosteiro em 1868 as tarefas administrativas impediram-no de prosseguir a sua pesquisa. Morreu em 1884, vítima de uma doença renal crónica. A sua obra foi mais tarde redescoberta pelos botânicos Carl Correns e Hugo de Vries, ganhando enfim o respeito merecido.

Para mais informações, visite o seguinte site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mendel


18 de fevereiro de 2010

William Harvey

" Todo o ser vivo procede de um ovo."


William Harvey nasceu em 1578. Este médico britânico foi o primeiro a descrever o sistema circulatório humano de uma forma correcta e detalhada.
Doutorou-se em Medicina na Universidade de Cambridge em 1602 e trabalhou no Hospital de São Bartolomeu até 1609, quando foi nomeado de professor de Anatomia e Cirurgia no Colégio Real.
Os estudos de Harvey inspiraram René Descartes que na sua "Descrição do Corpo Humano" disse que as artérias e as veias eram canos que carregavam nutrientes pelo organismo.
Harvey também realizou estudos sobre a hereditariedade; as suas experiências com animais levaram-no a concluir que todos os seres vivos descendem de um ovo.


Em 1646, William Harvey retirou-se para o campo, deixando todos os seus cargos para trás. Faleceu em 1657.


Para mais informação, visite o seguinte site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_harvey





Johannes Kepler

"Os caminhos que conduzem o homem ao saber são tão maravilhosos quanto o próprio saber"

Em 1571 viria a nascer Johannes Kepler, um matemático e astrónomo alemão, cuja principal contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário. Para além destas áreas, também dedicou-se ao estudo da óptica.
Em 1594, tornou-se professor de matemática num colégio protestante de Graz, na Áustria e em 1596 publicou o seu primeiro trabalho, “Mysterium Cosmographicum”, onde defendeu que a medida de cada órbita planetária é determinada por um poliedro inscrito na órbita anterior.
Entre 1617 e 1621 publicou os sete volumes do “Epitome Astronomiae Copernicanae”, obra que se tornou a introdução mais importante à astronomia heliocêntrica, e que contrariava a concepção aristotélica do universo, na altura defendida pela Igreja Católica.
No seu percurso científico, é de destacar a convivência que teve com o prestigiado astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, a quem viria a suceder, por ocasião da sua morte, em Outubro de 1601, como matemático da corte. Com esta sucessão, Kepler teve acesso a dados de Tycho Brahe que lhe permitiram, ao fim de várias tentativas, determinar as leis dos movimentos dos planetas e conquistar um lugar de destaque no desenvolvimento da astronomia.
Os muitos cálculos que Kepler teve de efectuar foram facilitados pelo aparecimento dos logaritmos de Neper, tendo sido Kepler o primeiro a publicar uma explicação rigorosa dos mesmos.

Durante a sua vida, Kepler foi várias vezes perseguido pela Contra-Reforma Católica levando-o a deixar Áustria e regressar ao seu país natal, onde viria a falecer em 1630.

Para mais informações, visitem o seguinte site:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/durer/kepler.htm




15 de fevereiro de 2010

John Dalton

"O átomo não pode ser criado ou dividido."

John Dalton nasceu em 1766, em Cumberland, na Inglaterra. Foi um físico e químico que se tornou mais conhecido pela sua teoria atómica e pelo seu estudo da incapacidade de distinguir as cores, um mal de que ele sofria e ao qual se deu o nome de Daltonismo, em sua honra.
Dalton também se dedicou ao ensino: aos 15 anos, começou a assistir o seu irmão mais velho na direcção de uma escola Quaker em Kendal e em 1793 mudou-se para Manchester, onde ensinou Matemática e Filosofia Natural no "New College". Em 1794, foi eleito membro da Sociedade Literária e Filosófica de Manchester, publicando os seus primeiros estudos sobre a visão poucas semanas depois.
Em 1800 ascendeu à posição de secretário e no ano seguinte apresentou à Sociedade uma série de "Ensaios Experimentais", sobre a constituição de misturas gasosas e a relação entre pressão e temperatura em gases, entre outros aspectos. Em 1803, publicou outros trabalhos que incluíam a sua Lei das Pressões Parciais: a pressão total de uma mistura de gases equivale à soma das pressões parciais de cada componente individual.
Foi também em 1803 que apresentou uma lista de massas atómicas relativas para várias substâncias, formada com base na sua teoria atómica. Dalton acreditava que cada elemento químico era composto por átomos de um tipo único, que não podiam ser criados, divididos ou destruídos por processos químicos; as reacções químicas consistiam apenas em alterações no agrupamento dos átomos. Os átomos de Dalton eram esferas maciças, e por isso o seu modelo atómico é conhecido como "Bola de Bilhar". A sua teoria foi publicada no primeiro volume do "Novo Sistema de Filosofia Química", em 1808.
Em 1817, Dalton foi nomeado presidente da Sociedade Literária e Filosófica, mantendo esse cargo até à sua morte, em 1844, aos 77 anos.

Para mais informações, visite o seguinte site:
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Dalton (em Inglês)




12 de fevereiro de 2010

Roger Bacon

"A Matemática é o portão e a chave das ciências. Negligenciar a Matemática prejudica todo o conhecimento, pois aquele que a ignora não pode conhecer as outras ciências ou as coisas deste mundo."

Roger Bacon, também conhecido como Doctor Mirabilis ("Doutor Admirável", em latim), nasceu em 1214, em Somerset, na Inglaterra. Foi um filósofo que recorreu ao empirismo e à matemática para estudar a natureza e também actuou nas áreas da Mecânica, Filosofia, Geografia e principalmente Óptica.
Estudou nas universidades de Oxford e Paris e juntou-se à ordem dos Franciscanos em 1240, onde iniciou as suas observações. Ele estabeleceu as bases do método científico moderno, descrevendo-o como um ciclo repetido de observação, hipótese, experimentação e necessidade de verificação independente; guardava registos detalhados das suas experiências para este efeito. Também divulgou o conceito de "leis da Natureza". O seu trabalho em Óptica levou à invenção dos óculos e,permitiu a criação posterior de instrumentos como o telescópio e o microscópio. Era capaz de acender uma vela com uma lente.
Também praticava alquimia, através da qual descobriu a pólvora. A Igreja acusou-o de convocar os elementos da natureza, criar um espelho capaz de revelar o futuro e esculpir um busto falante. Foi perseguido pela Inquisição e preso por dez anos, morrendo pouco tempo depois, em 1294, em Oxford, aos oitenta anos de idade.

Para obter mais informações, visite os seguintes sites:

Wikipédia- Roger Bacon
http://www.crystalinks.com/bacon.html (em Inglês)


9 de fevereiro de 2010

Galileu Galilei

"Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las"

Galileu Galilei nasceu em 1564 em Pisa, na Itália. Foi físico, astrónomo e matemático, tornando-se célebre pelo seu papel na revolução científica. Os seus estudos levaram-no a desenvolver instrumentos como a balança hidrostática e um compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas e a sua defesa do método científico e empírico, em contraste com o método aristotélico abstracto em vigor na época, faz com que ele seja considerado o "pai da ciência moderna".

O seu feito mais notável foi o aperfeiçoamento do telescópio e consequente uso científico. Nas suas observações astronómicas em Março de 1610, descobriu, entre outras coisas, as manchas solares, as montanhas e crateras da Lua e os anéis de Saturno. Galileu publicou todas estas descobertas no livro Sidereus Nuncius (O Mensageiro das Estrelas). Como as suas observações contribuíam para a defesa do heliocentrismo, isto levou-o a entrar num conflito com a Inquisição, que culminou num julgamento após o qual foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido. Reza a lenda que após a condenação, à saída do tribunal, disse uma frase célebre: "No entanto, move-se", referindo-se à Terra.

Galileu conseguiu comutar a sua pena de prisão para confinamento e pôde morrer na sua casa de campo em Arcetri, na Florença, em 1642. Com o correr dos séculos, a Igreja Católica reviu a sua posição em relação a ele, acabando por lhe conceder a absolvição em 1999.

Para mais informações, visite o seguinte site.

5 de fevereiro de 2010

Eudóxio de Cnido


Eudóxio nasceu em Cnido, uma península de Resadiye, na Jónia. Foi um dos mais célebres matemáticos e astrónomos do seu tempo e um importante autor grego na Academia de Platão, sendo citado em obras de Euclides, Arquimedes e Aristóteles, entre outros.

Em 360 a.C. formulou a Teoria das Proporções, ligada às proporções entre grandezas da mesma espécie, através de um raciocínio excepcional que, em essência, foi o mesmo usado dois milénios mais tarde. É considerado o originador do cálculo integral, uma das maiores prestações da Academia no âmbito da Matemática. Entre os seus contributos para a Geometria constam o Método da Exaustão, diversos teoremas sobre áreas, círculos e esferas (por exemplo, a fórmula do volume do cone) e outros estudos que ajudaram à descoberta do número pi.

Também é considerado o pai da astronomia científica; os seus cálculos de grandezas cósmicas culminaram na criação de um modelo matemático que é uma representação primitiva do movimento dos planetas - o modelo das esferas concêntricas. Além disso, após uma viagem ao Egipto, terá regressado com o cálculo mais exacto da duração do ano solar, 365 dias e 1/4, valor posteriormente adoptado pelo calendário juliano.

Eudóxio faleceu na sua cidade natal, onde fundara uma escola e um observatório.

Se quiser saber mais, visite os seguintes sites:

Biografia de Eudóxio
Apresentação sobre o velho modelo de mundo

29 de janeiro de 2010

Pitágoras de Samos

"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens"

Pitágoras, nascido aproximadamente entre 570 a.C. e 571 a.C. na ilha de Samos, viveu durante o século VI/V a.C., desenvolvendo progressos no campo da Filosofia e da Matemática.
Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo rectângulo. A sua mais importante contribuição, no campo da Matemática, foi precisamente provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, resolvendo então o referido problema e desenvolvendo o conhecimento que perdura até aos dias de hoje.
O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz quadrada do número 2, que surgiu exactamente da aplicação do Teorema de Pitágoras num triângulo cujos catetos mediam 1:


Como os gregos não conheciam o símbolo da raiz quadrada, diziam simplesmente: "o número que multiplicado por si mesmo é 2"
A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos outros números irracionais.

Pitágoras morreu, entre cerca de 496 a.C. e 497 a.C., de velhice em Metaponto.



Para mais informação (ou mais citações) sobre Pitágoras, visitar os seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras
http://www.citador.pt/citacoes.php?cit=1&op=7&author=97&firstrec=0
http://www.dm.ufscar.br/hp/hp0/fhp0f.jpg

26 de janeiro de 2010

Hipócrates

"A vida é breve; a arte, vasta; a ocasião, instantânea; a experiência, incerta; o juízo, difícil."

Hipócrates, cujos ancestrais já se ocupavam dos cuidados de saúde, é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde e frequentemente considerado o "pai da medicina".
Nasceu numa ilha grega, mas os dados sobre a sua vida ou são incertos ou pouco fiáveis. Parece certo, contudo, que viajou pela Grécia e que esteve no Oriente Próximo.
Nas suas obras há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, a papeira, a pneumonia e a tuberculose. Hipócrates acreditava que muitas epidemias estavam ligadas a factores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde os doentes se inseriam. Muitos dos seus comentários são ainda hoje válidos e os seus escritos sobre anatomia contêm descrições claras, tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos.
Sabe-se, pela análise das suas obras, que rejeitava o carácter "mágico da saúde primitiva, direccionando o seu conhecimento pelo caminho científico. Fundamentou também, de uma forma prática, a teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) que, consoante as quantidades presentes no corpo, levaria a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia). Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, que desenvolveu essa teoria que dominou o conhecimento até ao séc. XVIII. A sua ética resume-se ao seu famoso Juramento de Hipócrates, embora certos autores considerem que o juramento teria sido elaborado numa época bastante posterior.

Para mais informação e para consulta do Juramento, consulte o seguinte sítio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrates

22 de janeiro de 2010

Euclides de Alexandria

"Um número é uma pluralidade composta de unidades"
Os Elementos,
livro 7, definição 2 (Fundamentos da teoria dos números)


Nascido em 360 a.C., Euclides foi professor, matemático platónico, escritor e criador da geometria euclidiana (o espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora so saber na antiguidade clássica, que se manteve incólume até aos tempos modernos).
Euclides foi professor de matemática na Academia de Alexandria, onde publicou o seu monumental Stoichia (Os Elementos, 300 a.C.), no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os últimos três sobre geometria no espaço.
Para além de Stoichia, Euclides publicou também Óptica, livro sobre a óptica da visão e sobre Astrologia, Astronomia, Música e Mecânica.

Para mais informação sobre Euclides, ver em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides





19 de janeiro de 2010

Arquimedes de Siracusa


" A matemática é a mais alta das ciências,o dom mais alto que os deuses deram aos homens. Ela é mais poesia que a própria poesia."

Arquimedes foi um matemático, físico e inventor que viveu no século III a.C.. O seu trabalho levou-o a descobertas importantes em todos estes campos: entre as mais marcantes estão o método para calcular o número pi (razão entre o perímetro da circunferência e o seu diâmetro), os primeiros conceitos de limites e cálculo diferencial, os princípios fundamentais da Hidrostática e o princípio da alavanca. Também inventou vários tipos de máquinas militares e de uso civil.

Arquimedes morreu durante a tomada de Siracusa pelos Romanos durante a Segunda Guerra Púnica; foi morto por um dos soldados, apesar de estes terem recebido ordens para não o magoar. Diz-se que foi morto porque estava de tal forma absorto num raciocínio que ignorou as ordens do soldado. O seu legado foi fundamental para o desenvolvimento da ciência moderna, influenciando, entre outros, Galileu Galilei e Isaac Newton.

Mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/arquimedes/index.htm






15 de janeiro de 2010

Sobre o Blog

Nós somos um grupo de alunos do 12º C da Escola Secundária de Santa Maria Maior. Este blog está a ser realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto e é dedicado ao tema "Evolução Humana".
Criámos este blog para dar a conhecer às pessoas as histórias das figuras cujos actos ajudaram a Humanidade a avançar na direcção certa; desde a Grécia Antiga até à actualidade, destacaremos os homens e mulheres que mais significativamente contribuíram para a evolução científica e cultural do Homem. Iremos fornecer periodicamente biografias curtas e links para sites com mais informação para os interessados. Esperamos que gostem do nosso trabalho e que este se revele útil e interessante. Obrigado pela vossa visita.

PS: Esta é, na realidade, a segunda parte do nosso projecto. A primeira parte, que decorreu durante o primeiro período, focou-se no processo de evolução biológica que levou à espécie humana tal como a conhecemos. O resultado foi uma série de posters sobre os primeiros hominídeos, que disponibilizamos para download aqui:

A pirâmide da evolução;
Ardipithecus Ramidus;

Australopithecus Anamensis;

Australopithecus Afarensis;
Australopithecus Garhi;
Australopithecus Africanus;
Australopithecus Boisei;
Australopithecus Robustus;
Homo Habilis;
Homo Erectus;
Homo Neanderthalensis;
Homo Sapiens Sapiens.