19 de fevereiro de 2010
Gregor Johann Mendel
Gregor Mendel nasceu em 1822, na Áustria.É conhecido como o "pai da genética", devido aos seus estudos pioneiros sobre a hereditariedade.
Era um estudante excepcional, sendo por isso encorajado pela sua família a seguir estudos superiores; como esta não podia suportar o custo dos estudos, tornou-se monge da Ordem de Santo Agostinho em 1843, aos 21 anos, ficando a cargo da supervisão dos jardins de um mosteiro em Brno (na actual República Checa).
Foi a partir de 1843 que começou a estudar o cruzamento de várias espécies de plantas,principalmente as ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia. Após uma extensa análise matemática, concluiu que a transmissão de características como a cor das flores era regida por um par de unidades de transmissão hereditária, a que deu o nome de factores, e formulou as leis da hereditariedade. Apresentou essas leis em 1865, durante dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno.
Apesar do génio das suas descobertas, Mendel não obteve grande reconhecimento, e após ser eleito abade do mosteiro em 1868 as tarefas administrativas impediram-no de prosseguir a sua pesquisa. Morreu em 1884, vítima de uma doença renal crónica. A sua obra foi mais tarde redescoberta pelos botânicos Carl Correns e Hugo de Vries, ganhando enfim o respeito merecido.
Para mais informações, visite o seguinte site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mendel
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário