"Nada é tão maravilhoso que não possa existir, se admitido pelas leis da Natureza."
É considerado um dos cientistas mais influentes de sempre. Nasceu no final do século XVIII e toda a sua vida foi dedicada à física e à química. Este investigador britânico contribuiu significativamente para o avanço da ciência moderna, cuja principal dedicação incidiu-se em fenómenos ligados a electricidade e ao magnetismo, não esquecendo alguns trabalhos muito importantes em química. Na área da física, foi um dos pioneiros no que diz respeito aos estudos das conexões entre a electricidade e o magnetismo. A conhecida indução electromagnética foi descoberta por Faraday. Este fenómeno origina a produção de uma força electromotriz num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável ou num meio móvel exposto a um campo magnético estático. A lei da indução de Faraday afirma que a corrente eléctrica induzida num circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo. Este é o princípio fundamental sobre o qual operam transformadores, geradores e a maioria das máquinas eléctricas. Para além do seu importante trabalho na física, também contribuiu positivamente na área da química, descobrindo o benzeno, os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4), e possibilitou ainda métodos de refrigeração que recorrem a gases liquefeitos.
É considerado um dos cientistas mais influentes de sempre. Nasceu no final do século XVIII e toda a sua vida foi dedicada à física e à química. Este investigador britânico contribuiu significativamente para o avanço da ciência moderna, cuja principal dedicação incidiu-se em fenómenos ligados a electricidade e ao magnetismo, não esquecendo alguns trabalhos muito importantes em química.
Michael Faraday faleceu em 1867, aos 75 anos. Famoso pela sua simplicidade de ver a vida, ainda hoje é considerado o melhor experimentalista de todos os tempos e por isso é reconhecido em todo o mundo como um dos mais ilustres cientistas de sempre.
Para mais informações, http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday
Para mais informações, http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday
Sem comentários:
Enviar um comentário