29 de janeiro de 2010

Pitágoras de Samos

"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens"

Pitágoras, nascido aproximadamente entre 570 a.C. e 571 a.C. na ilha de Samos, viveu durante o século VI/V a.C., desenvolvendo progressos no campo da Filosofia e da Matemática.
Um problema não solucionado na época de Pitágoras era determinar as relações entre os lados de um triângulo rectângulo. A sua mais importante contribuição, no campo da Matemática, foi precisamente provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, resolvendo então o referido problema e desenvolvendo o conhecimento que perdura até aos dias de hoje.
O primeiro número irracional a ser descoberto foi a raiz quadrada do número 2, que surgiu exactamente da aplicação do Teorema de Pitágoras num triângulo cujos catetos mediam 1:


Como os gregos não conheciam o símbolo da raiz quadrada, diziam simplesmente: "o número que multiplicado por si mesmo é 2"
A partir da descoberta da raiz de 2 foram descobertos muitos outros números irracionais.

Pitágoras morreu, entre cerca de 496 a.C. e 497 a.C., de velhice em Metaponto.



Para mais informação (ou mais citações) sobre Pitágoras, visitar os seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras
http://www.citador.pt/citacoes.php?cit=1&op=7&author=97&firstrec=0
http://www.dm.ufscar.br/hp/hp0/fhp0f.jpg

26 de janeiro de 2010

Hipócrates

"A vida é breve; a arte, vasta; a ocasião, instantânea; a experiência, incerta; o juízo, difícil."

Hipócrates, cujos ancestrais já se ocupavam dos cuidados de saúde, é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde e frequentemente considerado o "pai da medicina".
Nasceu numa ilha grega, mas os dados sobre a sua vida ou são incertos ou pouco fiáveis. Parece certo, contudo, que viajou pela Grécia e que esteve no Oriente Próximo.
Nas suas obras há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, a papeira, a pneumonia e a tuberculose. Hipócrates acreditava que muitas epidemias estavam ligadas a factores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde os doentes se inseriam. Muitos dos seus comentários são ainda hoje válidos e os seus escritos sobre anatomia contêm descrições claras, tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos.
Sabe-se, pela análise das suas obras, que rejeitava o carácter "mágico da saúde primitiva, direccionando o seu conhecimento pelo caminho científico. Fundamentou também, de uma forma prática, a teoria dos quatro humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) que, consoante as quantidades presentes no corpo, levaria a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia). Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, que desenvolveu essa teoria que dominou o conhecimento até ao séc. XVIII. A sua ética resume-se ao seu famoso Juramento de Hipócrates, embora certos autores considerem que o juramento teria sido elaborado numa época bastante posterior.

Para mais informação e para consulta do Juramento, consulte o seguinte sítio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipocrates

22 de janeiro de 2010

Euclides de Alexandria

"Um número é uma pluralidade composta de unidades"
Os Elementos,
livro 7, definição 2 (Fundamentos da teoria dos números)


Nascido em 360 a.C., Euclides foi professor, matemático platónico, escritor e criador da geometria euclidiana (o espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora so saber na antiguidade clássica, que se manteve incólume até aos tempos modernos).
Euclides foi professor de matemática na Academia de Alexandria, onde publicou o seu monumental Stoichia (Os Elementos, 300 a.C.), no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os últimos três sobre geometria no espaço.
Para além de Stoichia, Euclides publicou também Óptica, livro sobre a óptica da visão e sobre Astrologia, Astronomia, Música e Mecânica.

Para mais informação sobre Euclides, ver em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides





19 de janeiro de 2010

Arquimedes de Siracusa


" A matemática é a mais alta das ciências,o dom mais alto que os deuses deram aos homens. Ela é mais poesia que a própria poesia."

Arquimedes foi um matemático, físico e inventor que viveu no século III a.C.. O seu trabalho levou-o a descobertas importantes em todos estes campos: entre as mais marcantes estão o método para calcular o número pi (razão entre o perímetro da circunferência e o seu diâmetro), os primeiros conceitos de limites e cálculo diferencial, os princípios fundamentais da Hidrostática e o princípio da alavanca. Também inventou vários tipos de máquinas militares e de uso civil.

Arquimedes morreu durante a tomada de Siracusa pelos Romanos durante a Segunda Guerra Púnica; foi morto por um dos soldados, apesar de estes terem recebido ordens para não o magoar. Diz-se que foi morto porque estava de tal forma absorto num raciocínio que ignorou as ordens do soldado. O seu legado foi fundamental para o desenvolvimento da ciência moderna, influenciando, entre outros, Galileu Galilei e Isaac Newton.

Mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/arquimedes/index.htm






15 de janeiro de 2010

Sobre o Blog

Nós somos um grupo de alunos do 12º C da Escola Secundária de Santa Maria Maior. Este blog está a ser realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto e é dedicado ao tema "Evolução Humana".
Criámos este blog para dar a conhecer às pessoas as histórias das figuras cujos actos ajudaram a Humanidade a avançar na direcção certa; desde a Grécia Antiga até à actualidade, destacaremos os homens e mulheres que mais significativamente contribuíram para a evolução científica e cultural do Homem. Iremos fornecer periodicamente biografias curtas e links para sites com mais informação para os interessados. Esperamos que gostem do nosso trabalho e que este se revele útil e interessante. Obrigado pela vossa visita.

PS: Esta é, na realidade, a segunda parte do nosso projecto. A primeira parte, que decorreu durante o primeiro período, focou-se no processo de evolução biológica que levou à espécie humana tal como a conhecemos. O resultado foi uma série de posters sobre os primeiros hominídeos, que disponibilizamos para download aqui:

A pirâmide da evolução;
Ardipithecus Ramidus;

Australopithecus Anamensis;

Australopithecus Afarensis;
Australopithecus Garhi;
Australopithecus Africanus;
Australopithecus Boisei;
Australopithecus Robustus;
Homo Habilis;
Homo Erectus;
Homo Neanderthalensis;
Homo Sapiens Sapiens.